
Serrinha do Alambari
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, pertencente ao município de Resende-RJ, é uma das faces mais encantadoras do Maciço do Itatiaia. Aqui, as aves estão por toda parte, desde a praça central da vila até as trilhas mais remotas. Na localidade existem várias RPPNs, Campings e Locais de hospedagem especializados no meio da mata, que tornam a experiência dos observadores ainda mais completa. Também são atrativos do lugar as suas várias cachoeiras e poços com beleza de cair o queixo. Visitar a região das Agulhas Negras e não conhecer a Serrinha do Alambari é um pecado.
Espécies em destaque
Hospedagem
Hospedagens recomendadas, para observadores de aves que desejam conhecer a Serrinha do Alambari
Pousada
Alto Pirapetinga
Estrategicamente localizada na parte mais alta da Serrinha do Alambari, esta aconchegante pousada conta com bebedouros e trilhas que facilitam o encontro dos observadores com as espécies mais procuradas. Sua proximidade das principais cachoeiras da localidade é uma vantagem para quem quer curtir a natureza, para além dos pássaros.
Pousada
Valle dos Pássaros
Localizada em Penedo, a apenas 10 minutos do Pórtico da Serrinha do Alambari, esta tradicional pousada possui comedouros, trilhas e lagos que atraem uma grande variedade de espécies. Sua proximidade com o centro gastronômico e cultural de Penedo é um diferencial para quem busca ir além da passarinhada.
Instituto Alto Montana da Serra Fina
Localizado no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, no município de Itamonte, à apenas 10 minutos do início da estrada de terra da Parte Alta, o local, que é muito frequentado por ornitólogos, possui trilhas, cachoeiras e muita natureza.








